**
O Instituto Datafolha realizou, em junho, pesquisa para verificar o grau de aprovação de algumas das principais instituições do país. E a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi a campeã ao apresentar o índice de 72% de confiança entre os entrevistados mais de duas mil pessoas de 134 municípios.
 
O resultado nos enche de orgulho, pois ratifica o peso da OAB como entidade segura das demandas cidadãs, e evoca uma imensa responsabilidade. E também comprova que a Ordem - presente de forma ativa num momento fundamental para o país - está no caminho certo ao cumprir seu papel sociocomunitário sem abandonar a defesa das prerrogativas da categoria.
 
Defesa das prerrogativas
 
É gravíssima e preocupante a autorização da Justiça que permitiu a realização de escuta de dez advogados em conversas com seus clientes no inquérito dos ativistas detidos no fim da Copa. A comunicação entre advogados e clientes durante exercício profissional é protegida por Lei Federal visando salvaguardar os direitos democráticos do cidadão.
 
Importante
 
Que fique bem claro: a OAB/RJ não defende privilégios corporativos ou práticas criminosas de nenhuma natureza (como as formas violentas de protesto), mas sim o respeito ao estado democrático de direito e às leis nacionais. Ao agir em posição aparentemente antipática ou impopular, a Ordem está defendendo a sociedade e a democracia.
 
Troféu Dia de Mandela
 
Os advogados Rogério Gomes, integrante da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, e Maíra Fernandes, representante da Ordem na Comissão Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário, receberam o troféu Dia de Mandela, entregue pelo Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela. Destinado a personalidades que se destacaram em ações sociais em defesa da igualdade racial e dos direitos humanos, o prêmio foi entregue a 25 homenageados no dia 18 de junho - data do aniversário de 96 anos do líder da África do Sul, quando também é celebrado mundialmente o Mandela Day.
 
Exame de Ordem: novo calendário
 
Devido à realização das provas do Enem nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, o que coincidiria com a data agendada para a primeira fase do XV Exame de Ordem Unificado, o Conselho Federal alterou o calendário do último exame deste ano. Agora, o período de inscrições é de 26 de setembro a 9 de outubro. As provas objetivas estão marcadas para o dia 16 de novembro e a prova prático-profissional para o dia 11 de janeiro de 2015.
 
Artigo publicado no jornal O Fluminense.
 

Felipe Santa Cruz é presidente da OAB/RJ.