Brasília, 11/07/2013 – A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho (Fundacentro) participou de audiência pública sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na Câmara dos Deputados na última terça-feira (9). A presidenta da Fundação, Maria Amélia de Souza Reis, compôs a mesa dos trabalhos assim como o tecnologista da instituição, Luiz Brasil. O tema central da audiência realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e proposta pelo deputado federal Vicentinho (PT/SP), foi a atuação do técnico de segurança do trabalho.
Maria Amélia destacou a missão da Fundacentro de construir e produzir conhecimentos específicos na área de SST e divulgá-los. “Isso é primordial em nosso trabalho. Estamos tentando todas as parcerias possíveis com sindicatos, seja patronal, seja dos trabalhadores. O Estado deve ser mediador dessas relações entre capital e trabalho. É importante que saibamos como atuar harmonicamente”, afirmou.
“O ministro Manoel Dias e eu estamos conscientes da importância de trazer a Fundacentro para a formação e construção de conhecimentos que serão divulgados e dinamizados entre nossos pares, como os técnicos de segurança, de forma a atuar efetivamente nas fábricas e no chão das escolas, universidades e famílias”, concluiu Maria Amélia.
Já o tecnologista Luiz Brasil destacou ação do Centro Regional do Distrito Federal (CRDF) voltada para a educação em Segurança e Saúde no Trabalho de estudantes do ensino fundamental. Além disso, Brasil apresentou a Carta de Brasília, discutida por 26 entidades, e que apresenta propostas para a melhoria da SST no país.
Agenda – No dia 4 de julho, Maria Amélia participou do 34° Ciclo de Debates, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. O tema de discussão foi “Todos juntos no combate aos acidentes graves e fatais”. Já no Rio de Janeiro, no dia 8, a presidenta da instituição se encontrou com o embaixador do Sri Lanka para discutir a participação da Fundacentro e do Ministério do Trabalho e Emprego em um congresso internacional que acontecerá na China sobre educação médica. Em Brasília, no dia 10, Maria Amélia se reuniu com o presidente do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antonio Divino. Nessa mesma data teve uma reunião no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nessa quinta-feira (11), Maria Amélia participará de reunião na Secretaria dos Portos.