No dia 16/3, comemora-se o Dia Nacional do Ouvidor. O conceito de ouvidoria é antigo e remete à época do Império no Brasil, mas, nos últimos 15 anos, o serviço vem ganhando cada vez mais espaço e importância na sociedade e nos órgãos públicos, de modo a influir como agente transformador da democracia e de transparência no âmbito das instituições do Estado brasileiro.
Com oito anos de atuação e 110 mil atendimentos realizados nesse período, a Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho dá às manifestações dos cidadãos – como elogios, sugestões, dúvidas e reclamações – tratamento que resulte em oportunidades de melhoria das atividades desempenhadas pelos servidores do Tribunal. Trata-se de um canal de atuação essencialmente democrático, que permite atuar diretamente para a construção do organismo público e, assim, atender de forma efetiva às expectativas da sociedade.
No TST, a atribuição de ouvidor é exercida pelo ministro presidente, que, como administrador da Corte, dispõe das informações às quais tem acesso como ferramenta de gestão, com o objetivo de prover a instituição das medidas necessárias em favor do bom clima organizacional e da excelência dos serviços prestados aos cidadãos.