A ferramenta foi criada para agilizar a revisão de processos de usuários junto a Previdência.
O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) conseguiu, em um ano, julgar 90% dos processos do E-recursos, o novo sistema de recursos eletrônicos da Previdência Social. O sistema é responsável pela digitalização e tramitação eletrônica dos recursos administrativos dos cidadãos contra decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A implantação do E-recursos permitiu que a média de julgamentos do CRPS caísse para 45 dias, em 2012.
 
Só neste ano, foram protocolados 32.786 processos por meio do novo sistema, desses 29.190 já estão julgados. Em 17% dos casos o CRPS reviu a decisão do INSS, em favor do segurado, como na decisão do Conselho que concedeu pela primeira vez – fora da esfera judicial – o benefício de salário-maternidade para um homem que adotou uma criança.
 
O principal objetivo da implantação do E-Recursos é economizar tempo e dinheiro dos segurados e também da Previdência. Até a implantação do novo sistema, todo o processo de recursos da Previdência Social era físico e manual, e consequentemente, mais demorado e caro. No entanto, quando o E-Recursos estiver em funcionamento em todo o Brasil, o processo físico deixará de existir.
 
Outra vantagem é que o novo sistema, em breve, também permitirá a solicitação de recursos pela internet, sem necessidade de o segurado se dirigir a uma unidade da Previdência Social. A previsão é que, até junho de 2013, o E-Recursos seja implantado em todo o país.
Conselho de Recursos da Previdência Social
 
O Conselho é um órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social, que funciona como um tribunal administrativo que tem por função básica mediar os conflitos entre os segurados e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O CRPS tem um prazo de 85 dias para julgar definitivamente um processo. No entanto, com a implantação do E-Recursos essa decisão tem sido proferida em um prazo bem menor.
 
Acesso também pelas redes sociais
 
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acompanhar as ações da Previdência pelas redes sociais. Diariamente, os perfis são abastecidos com informações, notícias e serviços. Todos com linguagem acessível e conteúdos integrados a vídeos, áudios e fotos. Para quem quer tirar dúvidas, pode usar tanto o portal da previdência como também as redes sociais.
Uma das ferramentas de comunicação da Previdência Social é o Facebook. O principal público é formado por pessoas com idades entre 25 e 34 anos. No mural da Previdência, muitas fotos e vídeos, além do espaço sempre aberto para sugestões, opiniões ou dúvidas. Caso o segurado precise enviar dados pessoais, pode utilizar a ferramenta ‘mensagem’ e garantir a privacidade do contato.
 
Para os mais antenados, o Twitter  é uma boa alternativa para se manter informado sobre a Previdência Social. O perfil já conta com mais de 36 mil seguidores. Ao longo do dia, são twitados os principais assuntos de interesse dos segurados. Por lá, é possível acompanhar o que foi destaque no portal e o que de mais importante aconteceu na Previdência. Tudo simples e rápido. Por mês, o Twitter recebe, em média, 943 perguntas de segurados. São dúvidas relacionadas a pagamentos de benefícios, formas de contribuições e acesso a outros serviços. Todas respondidas rapidamente.
 

Ministério da Previdência