Membros do MPTMA, AGU e DPU participaram na Sala de Treinamento da Escola Judicial do TRTMA, do curso de capacitação
Membros do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Advocacia Geral da União no Maranhão (AGU) e da Defensoria Pública da União (DPU) participaram, na tarde dessa segunda-feira (18), na Sala de Treinamento da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA),  de um curso de capacitação para operacionalização do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). O curso foi ministrado pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia) e presidente do Comitê Gestor Nacional do PJe-JT, Cláudio Mascarenhas Brandão.
 
Ao abrir o evento, o desembargador do TRT-MA James Magno Araújo Farias, diretor da Escola Judicial e presidente do Comitê Regional do PJe-JT, afirmou que o treinamento é voltado para a classe jurídica, cuja parceria com a Justiça do Trabalho é constante, uma vez que seus representantes atuam nesta Justiça especializada. Ele explicou que  o sistema PJe precisa ser estudado para aproveitamento eficiente da ferramenta. O desembargador ressaltou a oportunidade ímpar de capacitação com o desembargador Cláudio Brandão, um dos criadores do sistema.
 
O desembargador Cláudio Brandão disse que o curso fornece uma visão geral da operação do PJe-JT, tendo em vista a simplicidade e a facilidade para uso do sistema. Além de conhecer o sistema, com a localização de cada item necessário para operacionalizar o PJe-JT, o participante sai do curso apto a usar o sistema e trabalhar com comodidade e mais possibilidades.
 
Advogados – À noite, o desembargador Cláudio Brandão ministrou o treinamento para os advogados, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão (OAB-MA), localizada na Av. Professor Carlos Cunha, no Calhau. O treinamento foi uma parceria da Escola Judicial do TRT-MA e OAB-MA.
 
O curso integrou a programação de capacitação dos operadores do direito para uso do PJe-JT, que já foi instalado na segunda instância deste TRT (somente para protocolização de ação rescisória); nas Varas do Trabalho de Barreirinhas, Chapadinha e Presidente Dutra e, desde a última sexta-feira (15), nas 2ª, 3ª e 7ª Varas do Trabalho de São Luís.
 
O PJe, que substitui o processo físico, é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet.