A Advocacia Trabalhista Brasileira está consternada com a notícia do falecimento de Reginald Delmar Felker, ex presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT , em um dos períodos mais lindos da nossa história que foi o Processo Constituinte, onde  com seu vigor, dinamismo e convicções esteve presente na construção do Capítulo dos Direitos Sociais inseridos em nossa Carta, principalmente o art. 7º e seus incisos que é tão importante e caro aos trabalhadores. Destacamos, também, a dimensão alcançada por Felker como Professor de gerações na Faculdade de Direito da UFRGS, passando valores que construíram brilhantes personalidades no país. 

 

A  sua morte representa uma perda irreparável à cidadania e à advocacia e a sociedade brasileira como um todo.

Reginald Felker  foi uma liderança respeitada como jurista e como escritor de muito talento e vigor, tendo na defesa dos direitos sociais e da advocacia uma das suas principais bandeiras. Homem de iniciativa, sempre atuante na Ordem dos Advogados do Brasil, além de artífice da integração e criação de entidades como a ABRAT e ALAL, sempre na busca de união entre povos irmãos.

Como bem disse o advogado trabalhista Milton Camargo, “Neste momento crucial na história deste país, quando se busca solapar direitos, desprestigiar e nulificar a ação da Justiça do Trabalho, baseado num discurso hipócrita que tende a imobilizar a classe trabalhadora, por certo encontraria em Felker um esteio verdadeiramente indomável para se contrapor a essa onda liberalizante que quer destruir os princípios fundamentais que sempre nortearam o Direito do Trabalho e aprofundar ainda mais o fosso entre as camadas mais ricas e os mais necessitados, cada vez mais desprotegidos.”

Com essas palavras conclamamos a advocacia brasileira para que tenham, na vida de Reginald Felker e em seu legado, a referência como mola propulsora para continuarmos na luta em favor de uma sociedade fraterna e solidária. 

Exemplo que foi para todos que com ele privaram, temos certeza de que a sua história servirá de alento para continuarmos na defesa dos princípios que presidiram a sua vida.

Reginald Felker, presente agora e sempre!

 

Brasília, 26 de abril de 2017.

 

Roberto Parahyba de Arruda Pinto

Presidente